TEMOS 3 FUTUROS
Passado
Presente
Futuro Emergente
(0-5 anos)
Futuro pós-emergente
(5-10 anos)
Futuro
(mais de 10 anos)

Um futuro mais próximo, outro um pouco mais distante e outro um pouco mais difícil da nossa mente prever. Mas por que é tão difícil prever o que vai acontecer daqui a 10 ou 30 anos?

Porque o nosso pensamento é linear e a curva é exponencial.

A evolução não é progressão aritmética (PA), é progressão geométrica (PG). A curva não é linear, é exponencial.

Imagine que você ganhou 100 mil reais, e como você é orientado ao futuro, decidiu investir essa grana. Um ano depois, você vai verificar como estão as coisas e descobre que tem 112 mil reais. O rendimento do próximo mês será em cima dos primeiros 100 mil reais ou dos recentes 112 mil reais? Em cima do montante final, certo? Isso! É o que nós chamamos de juros compostos. Quem já atrasou a fatura de um cartão de crédito sabe bem o que é exponencialidade.

Assim acontece com a tecnologia, ela sempre usa a última tecnologia disponível para criar a próxima. E isso proporciona alguns saltos no tempo. É uma tecnologia composta por várias outras tecnologias, e quanto mais tecnologias temos, mais rápidas são as inovações.

A curva é assim.

grafico exponencial

Por exemplo, você conseguiria listar quantas possibilidades os avanços da internet trouxeram? Vamos lá: e-commerces, Google, internet das coisas, Facebook, mídias sociais no geral, Waze, armazenamento em nuvem, emails, Netflix, marketing digital e uma infinidade de coisas.

E agora temos toda essa infinidade de coisas para criar mais coisas.

Ou seja, tudo que é mainstream agora (coisas usadas pela maioria da população como Internet, Facebook e Google) vão se tornar infraestrutura para algo maior. A tecnologia se alimenta de outras tecnologias para evoluir.

Essa é a regra da vida. Um grande número de organismos isolados de menor complexidade se agrupam formando um pequeno número de organismos conectados de maior complexidade. A evolução faz algo gigante se tornar obsoleto para virar uma peça importante de algo muito maior.

E isso está em todos os cantos do universo. A gravidade sempre leva um objeto menor em direção a algo maior para se tornar parte dele. Nós nos agrupamos em cidades, em formigueiros, recifes de corais, grupos de Whatsapp, marketplaces, panelinha dos amigos e almoços de família.

Nós até agrupamos câmera fotográfica, computador, calculadora, telefone, gps, escola, shopping e gaveta em um único dispositivo chamado smartphone. 

Você Sabia?

Previsões do futuro (mais de 10 anos) que envolvem tecnologia devem ser obrigatoriamente absurdas. Se alguém contar uma previsão para nós e acharmos "plausível", esta previsão estará provavelmente errada.

É a nossa mente linear esquecendo da exponencialidade novamente. Pode demorar, mas sempre será mais rápido do que a gente imagina.

Vejam as previsões que Arthur C. Clark fez em 1964. Você acreditaria na época?

Previsões de 1964
Vo

sa
bia?

Previsões do futuro (mais de 10 anos) que envolvem tecnologia devem ser obrigatoriamente absurdas. Se alguém contar uma previsão para nós e acharmos "plausível", esta previsão estará provavelmente errada.

É a nossa mente linear esquecendo da exponencialidade novamente. Pode demorar, mas sempre será mais rápido do que a gente imagina.

Vejam as previsões que Arthur C. Clark fez em 1964. Você acreditaria na época?

Previsões de 1964

A exponencialidade está em vários lugares.
Seja de ferro, carne e osso, touchscreen ou metal. Quer ver?

Pegaram as pessoas mais influentes da tecnologia e montaram uma curva da evolução tecnológica. Beleza, depois pegaram as pessoas mais fodas da biologia e montaram outra curva da evolução biológica. E essas duas curvas, se colocadas uma sobre a outra, têm a mesma exponencialidade.

Além de termos a aceleração exponencial, temos duas forças evolutivas acontecendo ao mesmo tempo. Tecnologia e biologia caminhando juntas, de mãos dadas.

E se elas se abraçarem? Será que se tornarão algo maior?

CHEGOU
A HORA

Coloca uma música que você curte ou clica em play e vem explorar o futuro comigo.

Já parou pra pensar, que nós somos os primeiros da evolução a olhar pra trás? Nós somos os primeiros a parar, pensar e refletir sobre tudo que passamos.

EvoluçãoEvoluçãoEvoluçãoEvolução
John travolta perdido

Todos os outros, vieram no embalo. Não questionaram, não pararam, não olharam para trás pra saber o que está acontecendo. Foram movidos, segundo por segundo, pelo comando básico da vida: sobrevivência.

Mas nós estamos questionando muitas coisas. Ainda não somos todos, mas somos muitos.

Qual é o sentido da vida? Estamos sozinhos no universo? Aonde queremos chegar?

E além de olharmos para trás, começamos a olhar para frente. E acredito que somos os primeiros a entender que o futuro é definitivamente construído por nós.

Senhoras e senhores: Chegou a hora!

Nós somos os criadores do futuro. Porém, não há um único futuro lá fora, temos várias alternativas dele.

Está em nossas mãos fazer boas escolhas.

Open source

Muitas tecnologias estão ficando Open Source, isto é, estão abertas para qualquer um entender ou contribuir.

Este conteúdo não trata de futuro, trata de pessoas.
Talvez venham algumas polêmicas por aí, mas por favor, esteja aberto.

Homem do futuro

O futuro está em construção.
Nós somos os criadores do futuro.
Então, quem é o criador?

AVANÇAR

Próxima parada

3 Revoluções Pós-Internet
Ir para Timeline