Estamos nos
recriando

"Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser." William Shakespeare

Um cara que nasceu sem pernas é um dos maiores corredores do mundo. Já é uma boa dica de que as coisas estão mudando, não é verdade?

Estamos nos tornando híbridos, uma parte orgânica e uma parte tecnológica, um pouco online e um pouco offline. Estamos 24 horas conectados por um dispositivo que já é uma extensão de nós. Eu já sou híbrido, tenho um emprego no mundo físico e outro no mundo digital, mas tem gente que vai bem além disso.

Então, pare tudo agora e escuta esse cara.
Se preferir, não precisa olhar tudo, mas curte o movimento dele no palco.

São seres humanos, robôs ou híbridos? Qual é a diferença? Será que a tecnologia é biologia ou a biologia é tecnologia? Eu sei que estamos indo rápido demais. Está tudo muito acelerado e está cada vez mais difícil esperar os segundos do microondas. Mas eu vou te mostrar o que está acontecendo.

Não estamos vivendo uma era de mudanças.
Estamos vivendo uma mudança de era.

E isso faz toda a diferença.

Teremos 3 revoluções do tamanho da internet acontecendo.
São as revoluções da era Pós-digital.

BIOTECNOLOGIA

Reprogramar a biologia

NANOTECNOLOGIA

Tecnologia em nano escala

ROBÓTICA/
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Robôs inteligentes

A tecnologia está encolhendo, o DNA está sendo manipulado e os robôs estão aprendendo a pensar.

É engraçado, parece que eu estou escrevendo ficção científica, mas pode ter certeza, não é. Explicarei uma a uma para termos noção do que está por vir.

Biotecnologia

7 bilhões de seres humanos no mundo, nenhum igual ao outro. Tudo que existe de único em você e nas pessoas, aquelas variáveis que nos tornam especiais, estão escritas no nosso DNA.

São cerca de 3 bilhões de letras para escrever um ser humano. A Biotecnologia está evoluindo de tal maneira que agora podemos manipular essas letras e editar um ser vivo.

Poderemos escolher a cor dos olhos do nosso filho, a sua altura, o seu porte físico e manipular todas as letras que formam a sua história. Melhor que isso, cientistas poderão alterar o DNA para diminuir as chances de doenças genéticas. Menos câncer, menos Alzheimer e menos doenças cardiovasculares. Mais humanos projetados e mais debates éticos fervorosos.

Já imaginou que alguém que está nascendo hoje poderá se tornar um designer de humanos? Ou que teremos vendas de DNA na Apple Store? Os avanços da biotecnologia são animadores mas ao mesmo tempo são polêmicos. Vão desde a impressão 3D de células vivas para futuros transplantes até o nascimento de bebês em incubadoras artificiais.

Não é ficção, não é Hollywood. A tecnologia para manipular o DNA já existe e se chama CRISPR. Nunca foi tão fácil, tão rápido e tão barato mexer no nosso código humano. Animais e plantas alteradas geneticamente já existem e estão no nosso dia a dia.

Estamos prestes a nos confrontar com decisões difíceis que nunca mais teremos que tomar, decisões sobre a vida, e também sobre a morte. As nossas escolhas não mudarão só a história dos nossos filhos, mudarão a história do mundo todo para sempre. É o futuro, da nossa espécie.

A manipulação de coisas absurdamente minúsculas está em alta. A tecnologia está encolhendo e teremos máquinas em nano escala.

Em 1 metro, temos 1 bilhão de nanometros. São tecnologias invisíveis a olho nu.

Nanotecnologia

Durante a nossa evolução tivemos um considerável aumento do nosso neocortex, o que aumentou a nossa capacidade intelectual. Com isso, conseguimos criar a linguagem, raciocinar melhor e criar tudo o que temos hoje. Com a nanotecnologia, temos a possibilidade de aumentar essa capacidade novamente, mas agora de maneira muito mais poderosa.

Imagina poder acessar as informações do Google diretamente do seu cérebro? A tecnologia está encolhendo de tal maneira que teremos ela dentro do nosso corpo, como um novo hardware. Aumentaremos a nossa capacidade a níveis extraordinários, levando a cultura e tecnologia a outros patamares.

É a mágica da tecnologia acontecendo dentro e fora do nosso corpo, sem nem percebermos. Teremos nano máquinas combatendo o câncer, manipulação da matéria para recriar outros produtos e aparelhos sendo carregados por uma energia que se espalha pelo ar.

Robótica
/inteligência artificial

Dizem que a máquina 100% inteligente será a última invenção que o homem precisará fazer. Depois disto, ela será melhor inventora do que nós.

Imagine todas as possíveis invenções que estão
disponíveis hoje mas ainda não alcançamos. A máquina enxergará todas essas possibilidades e tornará tudo isto possível em um curto espaço de tempo. Exponencial.

Os robôs já nos superam em vários aspectos: lógica, capacidade de armazenamento, processamento e agilidade em trabalhos repetitivos. Porém, agora há uma grande diferença. Antes, a máquina era programada por um ser humano, agora ela começa a aprender sozinha. E então, pode ensinar outras máquinas.

Várias tecnologias estão surgindo em ritmo exponencial no desenvolvimento da inteligencia artificial. A mais famosa delas é a Deep Learning. Trata-se de algoritmos que começam a aprender através de grandes banco de dados. E, como vocês sabem, nunca tivemos na historia do mundo tanta informação reunida em um só lugar. É a internet virando infraestrutura para algo maior, bem maior.

Já temos máquinas inteligentes interpretando imagens, reconhecendo expressões faciais, escrevendo poemas, zerando jogos de videogame, dirigindo carros e conversando entre si. Estão ficando cada vez mais parecidas com nós, mas com uma capacidade muito mais poderosa.

Enquanto o nosso cérebro é limitado pelo nosso crânio, a inteligência artificial não tem limites físicos. Pode ser do tamanho que for necessário. Enquanto os nossos neurônios se comunicam a 100 metros por segundo, nos computadores os sinais viajam à velocidade da luz. Tudo que fazemos agora, será potencializado na mente de uma inteligência artificial.

Com uma tecnologia tão poderosa, o nosso futuro seria afetado pelas preferências desta inteligência artifical. E quais seriam essas preferências? É uma boa pergunta.

Elon Musk, Stephen Hawking e outras personalidades da tecnologia assinaram uma carta proibindo a utilização da inteligência artificial em armas. Mas essa tecnlogia não é exclusiva a possíveis ameaças de destruição em massa. Os carros autônomos do Google já andam pelos EUA em segurança. Nós estamos cercados por elas todos os dias nos algoritmos do Netflix, Facebook, Amazon e Spotify. E está tudo bem.

O MIT faz um review dos 10 maiores avanços tecnológicos de cada ano.

Vejam que futuro colorido.

Biotecnologia
/Genética
Nanotecnologia
Robótica
/Inteligência Artificial
2014
Agricultural Drones
Ultraprivate Smartphones
Brain Mapping
Neuromorphic Chips
Genome Editing
Microscale 3-D Printing
Mobile Collaboration
Oculus Rift
Agile Robots
Smart Wind and Solar Power
2015
Magic Leap
Nano-Architecture
Car-to-Car Communication
Project Loon
Liquid Biopsy
Megascale Desalination
Apple Pay
Brain Organoids
Supercharged Photosynthesis
Internet of DNA
2016
Immune Engineering
Precise Gene Editing in Plants
Conversational Interfaces
Reusable Rockets
Robots That Teach Each Other
DNA App Store
SolarCity’s Gigafactory
Slack
Tesla Autopilot
Power from the Air

São 3 revoluções, com uma porrada de avanços dentro delas. E não pense que elas estão sozinhas e distantes, estão caminhando de mãos dadas.

Você percebe como a tecnologia está acelerando a evolução? Todos os organismos vivos do mundo hackeiam sua propria vida para viver mais e viver melhor. E parece ser exatamente isto que estamos fazendo.

Todos esses avanços tecnológicos são extensões de nós mesmos, assim como pegamos um graveto para alcançar mais longe. Podemos agora olhar para dentro de nós e decidir o que queremos nos tornar. Seremos os chefes da evolução, estamos hackeando a biologia e a tecnologia para fazer o upgrade do que será a nova raça humana.

Mas, pera aí. A nossa sociedade está mais avançada tecnologicamente do que nunca. Mas, estamos aproveitando todo potencial dessa tecnologia? Estamos disseminando a internet pelo mundo mas ainda não temos água distribuida para toda população. Estamos manipulando o DNA mas temos pessoas morrendo por falta de cuidados médicos. A inteligência já virou artificial e ainda não temos educação de qualidade para todos.

Os avanços nesses campos já foram enormes, e continuam crescendo. Mas é importante entender uma coisa: o poder não está na tecnologia, está em nós.

AVANÇAR

Próxima parada

Porque viver com propósito
Ir para Timeline
Quer ser nosso amigo?

Mandamos livros, conselhos e conteúdos criativos.
Te avisamos dos últimos lançamentos.

Lembre-se de confirmar o seu email e de acessar esse link: somos amigos
Oops! Something went wrong while submitting the form

Seus dados estão seguros. Bons amigos sabem guardar segredo.

FECHAR