error 404
Erro. Propósito não encontrado.

Estou desconfiado: ter esse mundo bagunçado e desigual, com todos os avanços que tivemos não é questão de ferramenta, mas sim de mindset.

Mindset é a configuração da nossa mente. É o nosso software que enxerga o mundo baseado nas nossas crenças e valores.

Evoluir a forma de pensar talvez seja um dos maiores desafios de um mundo acelerado. Ainda mais quando esses avanços acontecem no meio do percurso da nossa vida, porque já temos todas as crenças e valores definidos.

Quando nascemos em uma nova tecnologia, tudo fica mais fácil. O software já vem com a nova versão. Nem sabemos como é viver em mundo diferente.

Mas então, como vamos acompanhar todos esses avanços? A exponencialidade está em atualizar o software ou esperar nascer uma nova versão? Acredito que, na primeira opção.

Mindset Atualizado
Mindset Desatualizado
Tecnologia Disponível
MINDSET
TECNOLOGIA

Digamos que a intersecção menor é o nosso progresso real no mundo. Onde a tecnologia encontra um mindset adequado para aplicá-la e fazer o bem. E a intersecção maior é o progresso que estamos perdendo com o mindset desatualizado. Isto é, desde uma criança passando fome até os problemas climáticos do nosso planeta. 

Uma nova tecnologia, é só mais uma nova tecnologia, se não for aplicada para beneficiar a população.

Queremos progresso, mas estamos com abundância de tecnologia e escassez de mindsets atualizados.

E agora? Teremos que hackear o nosso mindset também?

SOXODARAP

Na filosofia, paradoxo é um termo usado para designar o que é aparentemente contraditório, mas que, apesar de tudo, tem sentido. Na realidade atual nós fazemos coisas que aparentemente têm sentido mas não têm sentido algum. Nós vivemos um paradoxo, só que ao contrário.

Trabalhamos longas horas por dia em empresas que não gostamos, fazendo algo que odiamos, obedecendo ordens que não concordamos, pra ganhar um dinheiro que não precisamos e comprar coisas desnecessárias para impressionar pessoas que não gostamos.

Wtf? Não sei o que aconteceu no meio do caminho da evolução. Ainda estamos correndo atrás de dinheiro, atrás de prestígios solitários e de tornarmos os outros errados nas conversas de bar. Mas, na realidade, só estamos prejudicando a nós mesmos.

Nós temos que, definitivamente, atualizar o nosso mindset para agir melhor. Temos que dar valor às coisas que fazem realmente sentido. Usar a tecnologia a nosso favor e resolver os reais problemas da vida.

E como podemos fazer isto?

Com propósito e com a lógica da abundância.

Propósito

Aqui vai uma frase para refletir. "Propósito se faz de propósito."

E aqui vai um clichê: se todas as pessoas vivessem por um propósito, o mundo seria bem melhor. Para todos.

Parece que somos motivados pela sobrevivência, até consegui-la. Daí então, podemos ser motivados pelo dinheiro, até consegui-lo. Depois somos motivados pelo sucesso, até também consegui-lo. Na verdade, somos motivados por um punhado de coisas. Mas, vejo que, independente do caminho escalado, as pessoas mais fodas sempre param no ponto mais alto dessa pirâmide existencial: o propósito.

Elas buscam sobreviver, e seguem. Buscam a felicidade no dinheiro, e seguem. Mas quando elas chegam no propósito, elas param. Como se tivessem encontrado o lugar que procuravam. O erro 404 não aparece mais.

Quem vive por um propósito faz isto justamente por já ter passado pelas outras etapas, como uma evolução. Não é, no mínimo, interessante observar isto? Se aplicarmos este pensamento na sociedade, é como se ela ainda não estivesse evoluída o suficiente para resolver os desafios do mundo. Ainda estamos apenas sobrevivendo.

E parece que, para algumas pessoas, sobreviver é ter uma casa maior que a do vizinho.

Será que não estamos defendendo valores que, futuramente, vamos nos envergonhar?  Será que não poderiamos ser, um pouco mais, open source?  Será que não conseguimos transformar o mundo, atualizando a nossa forma de pensar?

Sim, sim e sim.

O que temos que fazer é simples e eficiente, mas não é indolor. Vai na contramão de todas as regras do jogo que foram criadas. O que fazer quando os valores estão invertidos?

Temos que usar um paradoxo: Começar pelo final.

Sim, esqueça a base da pirâmide e vá direto ao topo. Comece pelo seu propósito. Só depois, defina o que você vai fazer, dentro das suas paixões.

Mais genial do que chegar no propósito, é começar pelo propósito, de propósito, e conquistar todas as outras coisas. Desculpa a repetição, talvez seja bom ler de novo.

Grandes empreendedores trilham esse caminho contrário e são recompensados com dinheiro, sucesso, felicidade e, o melhor, a gratidão de todas as pessoas que estão envolvidas no seu propósito. Um propósito raramente é egoísta. É a nossa forma de externalizar a bondade que há dentro de nós.

O propósito é o combustível de todo poder humano. É uma das atualizações do nosso software para transformar o mundo. Temos vários desafios em aberto. Por favor, encontre o seu.

FAQ

Atenção. Esta é uma visão particular minha sobre o propósito.

Escrevendo este conteúdo eu refleti mais sobre o assunto e reescrevi o meu propósito.

Nâo acho que o propósito seja único, limitado e imutável. Pode ser um e podem ser muitos.

Também pode mudar amanhã.

Usar a criatividade para transformar as pessoas e com isto transformar o mundo em um lugar mais justo e do bem.

Como encontro o meu propósito?

Leia a sua etiqueta. Tudo está escrito lá, no seu DNA.

Aprenda a ler quem você é. O que você gosta, o que você curte e, principalmente, no que você acredita.

A partir disto, escolha algo amplo o suficiente para colocar dentro todas as suas paixões.

Pode dar dinheiro e pode deixar você famoso. O propósito deve ser quase impossível de alcançar. O prazer está na viagem e não no destino.

Um milhão de reais não é propósito. Ser do bem não é propósito. Deixar o mundo mais do bem é.

Como praticar o meu propósito?

Não precisa abandonar tudo. O propósito pode ser praticado nas horas livres.

É dificil praticar o propósito e sobreviver ao mesmo tempo, aí entra a genialidade de cada um.

Você quer fazer o que ama e ajudar as pessoas, mas as contas chegam todo mês. Isto é normal.

Os livros contam histórias de sucesso de pessoas que abandonaram tudo, mas não contam as histórias de fracasso de quem fez o mesmo.

Viver com propósito é para quem tem coragem, mas sabe calcular os riscos.

Fome
Água
Pobreza
Saúde
Educação
Meio Ambiente
Segurança
Energia

ESCASSEZ VS ABUNDÂNCIA

Durante milhares de anos toda a vida humana girou em torno de um universo de escassez. A comida era escassa, o abrigo era escasso, e vários outros recursos eram escassos. Por isso, tínhamos que competir para sobreviver. Era a lei do mais forte.

Vejam esta imagem. O da esquerda é o crânio de um chimpanzé e o da direita é um crânio humano. Só de observa-la já conseguimos tirar algumas conclusões. O que ela diz para você?

Cranio de chimpanze
Crânio de um Chimpanzé
Cranio humano
Crânio de um Humano

Pra mim, na esquerda ela diz: "Pense pouco, sobreviva mais". E na direita diz: "Sobrevivemos! Pense mais para sobreviver mais".

Dizem que os chimpanzés tem duas vezes mais força do que um ser humano adulto em boas condições físicas. Mas, quem está do lado de fora do zoológico? Está escrito na história, a imagem nos mostra isto. Sobrevivemos e evoluímos. A força foi substituída pelo intelecto.

As regras do jogo mudaram. O nosso cérebro cresceu e a nossa capacidade de pensar evoluiu, mas o comando básico ainda continua o mesmo. Continuamos agindo com a lógica da escassez.

2

Se eu tiver, outros não terão.

3

Competição e estoque pra não faltar.

4

A escassez se auto-profetiza.

1

Acredito que não há recursos para todos.

A LÓGICA
DA ESCASSEZ
5

Medo. Está faltando mesmo.

7

E lá vamos nós de novo.

6

Aumenta a competição, posse e estoque.

1. Acredito que não há recursos para todos.

2. Se eu tiver, outros não terão.

3. Competição e estoque pra não faltar.

4. A escassez se auto-profetiza.

5. Medo. Está faltando mesmo.

6. Aumenta a competição, posse e estoque.

7. E lá vamos nós de novo.

Cuidado com o que faz você acreditar em algo. É uma profecia autorealizante do que você previamente acreditou.

É muito louco isto. Por acharmos que vai faltar, a gente age como se fosse faltar e, por causa disso, realmente falta. Não é algo, aparentemente, sem sentido?

Esse paradoxo acontece diariamente na nossa vida. E, muitas empresas usam esse "gatilho mental" para nos persuadir. Quando algum produto tem escassez, ele gera um desejo quase incontrolável na gente. Parece que estamos perdendo uma oportunidade. Somos enganados pelo nosso cérebro. Porém, nem sempre a escassez é real, as vezes é fabricada pelo Marketing. O tal consumo desenfreado.

Nós nos achamos muito inteligentes. Quando olhamos um chimpanzé na gaiola nos sentimos superiores. Mas, apesar do tamanho, o cérebro da direita e o da esquerda estão agindo exatamente pelo mesmo comando.

" Vai faltar, sobreviva."

A LÓGICA DA ABUNDÂNCIA

Não é o segredo, não é o poder do pensamento. É só mudar a lógica de pensar.

Nós continuamos sobrevivendo, só que agora, ao invés de fugir de um bicho que quer nos devorar, nós fugimos da vergonha de não ter um iphone. E, por causa dessa mentalidade, ainda tem gente sobrevivendo sem ter o que comer. Faz sentido?

Nós compramos tudo que podemos para ganhar o jogo. O Banco Imobiliário nos ensinou isto. E o que mais compartilhamos são postagens no Facebook.

Está na hora de mudar o mindset. Não é fácil, mas a tecnologia vai nos ajudar.

A sociedade está cada vez mais globalizada e hiperconectada. Já temos coworkings, movimentos makers e economias colaborativas de crowdfunding. Eu te ajudo, tu me ajuda e, juntos, ajudamos o mundo. É o ganha-ganha-ganha. Se você tem, não quer dizer que eu não vou ter. Aliás, é o inverso. Se você tem, que bom, você pode me emprestar.

2

Enfrento o medo e dou espaço para confiança.

3

Paro de estocar
recursos próprios.

4

Faço os recursos circularem.

1

Há recursos
para todos.

A LÓGICA
DA ABUNDÂNCIA
5

Ajudo outras pessoas com os meus recursos.

7

E lá vamos nós de novo.

6

Se eu precisar, uso recursos de outras pessoas.

1. Há recursos
para todos.

2. Enfrento o medo e dou espaço para confiança.

3. Paro de estocar
recursos próprios.

4. Faço os recursos circularem.

5. Ajudo outras pessoas com os meus recursos.

6. Se eu precisar, uso recursos de outras pessoas.

7. E lá vamos nós de novo.

Temos um mundo de abundância. Na verdade, já temos um mundo de excessos. Produzimos comida suficiente para toda população do planeta mas ainda existem pessoas passando fome. O problema não está na falta, está no desperdício e na distribuição.

O sonho da casa própria não mora mais na cabeça de muita gente. Estamos começando a entender que a felicidade está na experiência e não na posse. Carros compartilhados, escritórios compartilhados e lares compartilhados. Chupa Facebook!

Chegou a hora. Com um cérebro grandão desse tamanho precisamos escrever um novo comando.

" Tá sobrando, viva!"

Se você não quer mudar o mundo

CLIQUE AQUI

Pra resumir...

O propósito e a lógica da abundância fazem a gente ter uma visão do todo. Paramos de competir e começamos a ajudar uns aos outros. Nós compartilhamos 2 bilhões 995 milhões de letras do nosso DNA. Apenas 5 milhões de letrinhas nos diferenciam para garantir a evolução. Não somos tão diferentes assim, né?

Esta busca mesquinha e egoísta por coisas sem sentido estão interferindo no bem-estar humano, social e no progresso da humanidade. A exponencialidade é muito legal, mas apontada pro lado errado, pode destruir o nosso planeta rapidinho.

Evolução não é ter uma perna biônica. É não olhar somente pro seu próprio e orgânico umbigo.
É ter empatia.

Pessoas empáticas buscam viver por um propósito e entendem a lógica da abundância. Pessoas empáticas conseguem se colocar no lugar das outras para tomar as melhores decisões.

Homem do futuro

Eu sei, ainda estamos longe do ideal. Não é fácil andar na contramão. O sistema é muito grande e muito forte. Somos muito pequenos, lembra? Mas com a tecnologia certa, vamos nos unir para nos tornarmos gigantes. Nenhum sistema será maior que nós.

Agora sim, vamos falar de tecnologias disruptivas. Mudanças que vão alterar o formato do trabalho, do consumo e emponderar ainda mais o ser humano.

Mais avanços vêm aí.

AVANÇAR

Próxima parada

O Futuro da Rotina e do Trabalho
Ir para Timeline
FECHAR

Não temos que tentar mudar o mundo. Nós temos que mudar nós.

O mundo está evoluindo... nós é que ficamos para trás.
Vamos nos unir para fazer a diferença. Vamos parar de competir e ajudar uns aos outros.
Vamos andar na contramão das regras que foram criadas no mundo. Regras que são importantes, mas estão desatualizadas.

Seremos uma rede distribuída e open source.

Mindset Antigo

TER

Eu contra todos

Chefe

Centralizado

Só importa o resultado

Rotina definida

Foco no produto

Mindset Atualizado

SER

Todos por um

Líderes

Compartilhado

Importa a boa intenção

Livre para criar

Foco nas pessoas

Faremos a transição da esquerda para direita. O mindset atualizado é o nosso mapa. Tudo que é egoísta e centralizado é do passado. O futuro é distribuido, livre e feliz.

ABUNDÂNCIA

Começaremos devagar, mas seremos exponenciais. Seremos uma rede distribuída sem dono, sem malandragem e sem preconceitos. Apenas teremos lideranças alternadas para algum eventual projeto.

Compartilharemos dicas, informações sobre o futuro, recursos e aprendizados com a rede. Colocaremos as nossas habilidade a disposição dos outros. É um grande desafio, mas será um passo importante para a atualização do nosso novo mindset.

Começaremos como um grupo onde qualquer um pode entrar desde que, obrigatoriamente, compartilhe algo com a rede. A lógica da abundância será o ingresso para participar deste futuro.

Ninguém será o administrador, todos serão. Todos poderão convidar pessoas para compartilhar com a rede. Se não der certo, tentaremos de novo. Acharemos outras formas de nos reunir.

Não tentaremos mudar o mundo. Tentaremos mudar nós mesmos e, logo, o mundo se tornará melhor para todos.

Quer participar? Pode compartilhar um livro, um conteúdo ou um abraço.
A nossa base será empatia, generosidade e confiança.

Bem vindo ao futuro! 

Um email será enviado com mais informações.

Oops! Something went wrong while submitting the form

2 REGRAS INICIAIS

Regras simples e fáceis para manter a mínima ordem inicial.
O que acontecerá depois, só o futuro dirá.

1 Só pode convidar duas pessoas.

2 Só pode aceitar essas duas pessoas quando elas tiverem algo a compartilhar.

Voltar ao Pagebook