Como abrir uma empresa com pouco dinheiro
6 MIN DE LEITURA

Startup - Como abrir uma empresa (com pouco dinheiro)

Quando se trata de startups, o cenário é altamente hipotético, cabendo aos fundadores organizarem o processo de forma flexível que permita rearticular estratégias de acordo com os feedbacks coletados ao longo do processo. Seria excelente se houvesse um caminho certo a seguir, mas infelizmente é uma tarefa árdua que não possui receitas.

A seguir, elencamos 14 dicas retiradas de várias leituras e experiências que poderão ser utéis e gerar alguns 'insights' para ajuda-lo nessa jornada.

Rumo ao primeiro passo!

#1
abrir uma empresa

Nada acontece dentro do escritório, só la fora.

Como abrir uma empresa é uma das grandes dúvidas dos empreendedores. No começo de qualquer startup, o que existem são somente ideias e hipóteses. Cabe aos fundadores transformarem essas hipóteses em fatos. Para isso é necessário estar no mesmo lugar que o potencial cliente (lá fora) conversando e coletando feedbacks.

Casar o desenvolvimento de clientes com o desenvolvimento ágil.

O desenvolvimento de clientes é inútil, a menos que o processo de desenvolvimento seja flexível e comporte inputs contínuos adaptando o produto com agilidade. O uso de metodologias como Lean Startup podem ser adotadas e internalizadas na cultura da empresa para esse efeito.

#2

Falhar é parte integrante de abrir uma empresa

Uma verdade que nenhuma startup bem sucedida conta é que “startups vão falhar e depois falhar novamente”.

Tudo bem, mas as falhas não são verdadeiramente falhas. Pode se executar dezenas e até centenas de testes do tipo “certo/errado” - em funcionalidades, componentes, precificação, etc.

#3
#4

Faça repetidos ajustes e rearticulações.

O processo de digerir falhas demanda estratégia ágil, frequentes revisões e articulações. As rearticulações são efeitos dos insights provenientes do fluxo continuo de testes “certo/errado” aplicados nas fases de descoberta e validação. Os melhores empreendedores em startups não hesitam em realizar mudanças. Se as hipóteses foram equivocadas, admitem o erro e fazem as mudanças necessárias.

Utilize um quadro de negócios (Canvas)

Sebrae Canvas

Assim como processo de desenvolvimento coleta feedbacks e se retroalimenta com agilidade, o quadro de negócios objetiva dar essa flexibilidade ao modelo. Alterar canais de relacionamento, segmentação de clientes, modelos de receita podem ser necessários.

O quadro de negócios pode e deveria ser elaborado desde o começo constando as hipóteses em cada área e através dos feedbacks essas hipóteses são aceitas ou rejeitadas.

Faça seu canvas aqui.

#5
#6
Mvp da Startup

Elabore experimentos e teste a validade de suas hipóteses.

Pode-se começar perguntando a si mesmo: “De qual insight eu necessito para ir em frente?” e depois: “Qual é o teste mais simples que eu posso aplicar para verificar isso?” e por fim: “como estruturo um experimento para realizar esse teste?” Testes não precisam conter códigos ou produtos reais. Podem ser uma pagina web, um vídeo, um demo/protótipo que objetivem obter dados uteis.

#7

Aja de acordo com o tipo de mercado. Isso muda tudo.

Tipos diferentes de mercados demandam estratégias diferentes de descobertas, MVP e estratégias de venda e marketing. Se você quer saber como abrir uma empresa de sucesso, preste atenção nos tipos de mercados.

Mercados existentes: Os usuários, o mercado e os concorrentes são conhecidos e a competição envolve comparar produtos e recursos um dos outros.

Novo mercado: Induz os usuários a fazer algo que antes não podiam, criando algo que antes não existia. Por definição este tipo de mercado não possui clientes, exigindo alto desenvolvimento em marketing e vendas.

Ressegmentação em um mercado: Pode ser util quando o objetivo é atacar lideres de mercado. Segmentação não é o mesmo que diferenciação porque ocupa um lugar especifico na mente do consumidor, alem de ser exclusivo, precioso e almejado. Envolve dois conceitos:

- Ressegmentação de baixo custo: Existe um grupo de consumidores que justifique uma redução de preços?

- Ressegmentação em um nicho: trata-se de oferecer serviço para atender necessidades especificas de um um grupo de clientes.

Clonar um modelo de negócio existente: é possível copiar um modelo de startup bem sucedida em outros paises, adaptando a realidade econômica e cultural de cada país.

#8

Startups apresentam indicadores diferenciados dos utilizados em companhias existentes.

Utilizar as mesmas métricas de empresas já existentes é um erro. Um índice interessante é observar o progresso em transformar hipóteses em  fatos incontestáveis. Pode-se também realizar uma análise financeira considerando taxa de gasto de recursos, número de meses cobertos pelos recursos, planos de contratação de pessoal a curto prazo e o tempo estimado para o equilibrar o caixa (break even).

Empreendedor abrindo empresa

Decisões rápidas, ciclo de tempo, velocidade e ritmo

Nas startups, a única certeza que se tem é a redução rápida do saldo bancário. Então não há duvida que “quanto mais rápido melhor”. Uma enorme parcela das, e quase todas, decisões são tomadas na incerteza. Isso não implica que deve-se agir no achismo, mas estabelecer um plano com um grau de risco aceitável, então trabalhar rápido para falhar ou acertar rápido. Velocidade e ritmo são partes integrantes do DNA de uma startup, na qual o ritmo ótimo é 10x o de uma grande companhia.

#9
#10

Paixão é tudo.

Uma startup precisa de um time que esteja apaixonado pela ideia e pelo propósito.
Startups exigem executivos que se sintam à vontade em meio ao caos, incerteza e mudanças. Seu trabalho é sua vida. Seu padrão não é trabalhar 8 horas por dia: é 24 horas, todos os dias. Essas são as pessoas que encontraram startups de elevada capacidade de crescimento sustentável.

paixão na empresa
#11
#12

Segure todo o dinheiro, até precisar dele. Então, gaste-o.

Quando se tem receita limitada, é importante agir com estratégia validando as hipóteses e segurando o dinheiro até que se encontre um modelo de negócios sustentável e escalável. Busque grandes receitas não de forma pontual, mas mediante um padrão de negócios escalável. Deve-se lembrar que o objetivo de um investidor não é construir um negócio como estilo de vida, mas alcançar a escala de lucro que compense o risco (dez vezes ou mais de retorno sobre o valor do investimento). Quando se encontrar esse modelo de negócios, gaste para criar a demanda de usuários finais e atendê-los através dos canais de vendas.

Em uma startup, nomes de cargos são diferentes do que em uma grande empresa.

A realidade é que os fundadores precisaram dominar conhecimentos multidisciplinares e habilidades especificas. 

Devem servir como uma ponte entre o feedback dos clientes e a engenharia de produção. Desta forma, os cargos não precisam ter os mesmos nomes do que em grandes empresas, pois a equipe irá contemplar diversas funções não relacionadas e executá-las ao longo do mesmo dia.

#13
Marketing e Comunicacao

Comunicar e compartilhar aprendizado.

É importante compartilhar as experiência no processo de validação de hipóteses, isso é uma ferramenta poderosa de comunicação externa que possibilita que pessoas externas da empresa acompanhem os progressos e ofereçam sugestões para correção da rota.

#14
Startup de sucesso

O sucesso de uma startup começa com a concordância de todos.

Seguir as 13 regras anteriores demanda um alto entrosamento da equipe e o compartilhamento de uma visão de negócio análogo. Não existem planos infalíveis ou receitas de bolo para abrir um negócio, contudo, algumas dicas podem ser seguidas e testadas para minimizar as chances de fracasso. Seguir um plano definido no começo de uma startup não é uma opção, ao menos que se queira fracassar. Deve-se estar atento as mudanças, observando as reais necessidades dos clientes e, conviver com as incertezas e acima de tudo, agir rápido para manter o ritmo.

Embora não existam receitas, empreender é uma trilha gratificante de autodescobrimento e superação. Ao longo do caminho você irá cometer muitos erros, falhar e desanimar, mas o importante é lembrar que tudo passa, dias melhores sempre virão. Continue melhorando a cada dia e mantenha o foco para abrir uma empresa de sucesso.

Carlos Henrique
QUEM ESCREVEU

Carlos Henrique - Programador, gamer, empreendedor e curioso. Amante de aprender e compartilhar conhecimento. Gosta de pessoas, animais e filosofia.

QUANTAS ESTRELINHAS MERECE ESSE CONTEÚDO?
Gente boa! Obrigado pelo seu feedback :D
PALAVRÃOMETRO

Este é o nosso medidor de feedback! Quanto mais infâme o palavrão, melhor será o feedback. 

Gostamos de opiniões sinceras e marcantes. 
Se você curtiu, fique a vontade para deixar o seu palavrão.

6 min de leitura
Quer ser nosso amigo?
Mandamos conselhos, dicas de livros e conteúdos criativos.
Confere teu email? Mandamos uma confirmação lá.
Eu sinceramente não sei o que houve. Talvez você já esteja inscrito. Ou então, tente novamente.