Eu não acredito.

Um cara que morreu em 1900, matou a charada.
Curtam o que Niestzsche escreveu.

niestzsche

“O homem é corda estendida entre o animal e o Super-homem: uma corda sobre um abismo; [...]"
"O grande do homem é ele ser uma ponte, e não uma meta; [...]"

Isto faz muito sentido pra mim: nós somos apenas uma etapa da evolução. Nós somos uma ponte. Nós somos nós, da corda que faz a transição.

Acredito que somos uma transição para algo maior e melhor. Para algo mais complexo e mais conectado. Uma estrutura que nos leva a algum lugar.

Hoje, o mistério não é mais quem somos, ou qual é o nosso papel no mundo. O comando não é apenas "Sobreviva."

É "Sobreviva, até chegar."

Então, eu te pergunto: Aonde queremos chegar?

Será essa a pergunta de 1 trilhão de Bitcoins?

São poucas pessoas no mundo que ousam responder esta questão. Uma delas é esse cara aí do lado: Ray Kurzweil.

SINGULA

RIDADE

Segundo ele, em 2029 a inteligência artificial terá o alcance da inteligência humana e se tornará incrívelmente poderosa, combinada com a nossa sensibilidade e capacidade de reconhecer padrões. Evoluirá exponencialmente até que teremos ampliado 1 bilhão de vezes a inteligência da civilização. E isso é tão louco de imaginar, que eles chamam de Singularidade.

Uma metáfora emprestada da física, onde você tem um horizonte de eventos em volta de um buraco negro e é muito dificil ver além dele. Ou seja, essa inteligência estará tão avançada que, é impossível de imaginar agora, o que ela vai fazer.

Ray diz que, em 2045, isso acontecerá. E conta com isto para se tornar imortal. Segundo ele, poderemos fazer o download da nossa consciência para coloca-lá em outro corpo, ou simplesmente, faremos parte de uma inteligência só, conectada a tudo e a todos.

Grande polêmica

São mais perguntas do que respostas e são mais teorias do que confirmações. Eu acho legal, faz a gente pensar.

Esta é uma continuação minha, dentro da teoria da Singularidade de Ray Kurzweil. Ele fala sobre isto, mas acho que muitas pessoas não entendem o que representa.

Vamos retomar. Temos dois pontos importantes pela frente.

1. A biotecnlogia, robótica e inteligência artificial estão avançando. Estamos em busca de criar uma inteligência artificial tão poderosa quanto a inteligência humana. Vocês tem noção do que é isto?

Quando um cientista está em busca de criar a melhor tecnologia que existe, ele está tentando recriar a nossa própria tecnologia humana. Isso me faz lembrar uma frase famosa:

“Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra.”

Uau... Como criadores, estamos criando a máquina à nossa imagem, como nossa semelhança.

2. A tecnologia e o ser humano vão fazer uma fusão para se tornar algo mais complexo. Com isto, a tecnologia estará em nós e estaremos perto de uma capacidade quase infinita. Assim como comentado na nanotecnologia, em um futuro distante, talvez poderemos acessar as informações do Google no nosso cérebro. Ou seja, estaremos conectados à internet.

Perfeito. Então, eu fico imaginando. Se nós conseguimos acessar o Google... por que não acessar o Messenger?

Será que encontramos a tecnologia que faz a telepatia acontecer? Será que conseguiremos trocar informações em pensamento pela internet? Será que controlaremos o mundo através da nossa mente? Será que estaremos conectados de corpo e alma em um só lugar?

E, então, tudo continua evoluindo. Estamos todos conectados e nos tornamos uma coisa só, uma rede distribuída.

Logo, estamos em todos os lugares, onipresente e somos uma força maior que controla todas as coisas. E, não paramos por aí, continuaremos nos expandindo rumo ao infinito.

Um minuto para refletir...

Algo parece familiar?

Pra mim, isto é: o ser humano criando Deus, não só em pensamento, mas em sua capacidade.

"Cuidado com as coisas que fazem você acreditar em algo."

Vamos nos unir para nos tornarmos algo maior, e daí sim, teremos tamanho suficiente para sentir o movimento e explorar o universo.

Seremos uma super inteligência criadora. Mas e aí, o que criaremos?

Criaremos a maior tecnologia que conhecemos hoje no universo. De carne, osso, imprevisibilidades e um cérebro quase inexplicável.

E assim, todos nós nos tornamos criador e criatura.

Um absurdo, né? Pois é.

O Universo é infinito dentro das suas finitudes. Chegamos no momento da vida em que a morte não é mais a única certeza. A única certeza que temos agora, é a mudança.

Evoluímos muito e evoluímos pouco. Mas, continuaremos fazendo a transição. De imediato, podemos ter um mundo mais justo para todos. Enquanto escrevo isto, temos 1% da população com a mesma riqueza das 99% restantes.

A matemática é simples: No futuro, 1% nunca será igual 99%. Não precisamos de uma inteligência artificial para calcular isto.

O que vem depois ainda está em aberto. Temos um futuro incrível pela frente. Todas tecnologias estarão disponíveis para nos tornarmos o sistema operacional. E com isto, comandaremos o mundo com o nosso corpo e pensamento. Sem intermediários.

Talvez seja um olhar ingênuo e otimista do futuro. Mas nunca tivemos tão empoderados e nunca tivemos tanta tecnologia para nos ajudar. É como se ela chegasse para o juízo final. Para criar mais pontes do que muros. Para trazer a ordem em meio ao caos.

Faça a transição!

Sim, eu sei, nós somos minúsculos. Mas, quem sabe juntos, conseguimos sentir todo o movimento do universo. Tudo está mudando, e acredito que para melhor. Só depende de nós, do futuro.

Sinceramente? Eu não sei aonde queremos chegar.

A vida, pra mim, é mais uma viagem do que um destino.

?

Subindo

Voltar para o Início

A Aeroli.to, em parceria com a Perestroika, oferece um curso de Futurismo chamado ‘Friends of Tomorrow’ (ex-Tomorrow). Nele, são abordados conceitos sobre Futurismo, Futuro do Trabalho & Novas Revoluções Pós-Internet.

Acessar aqui

Achou
criativo?

No futuro precisaremos desenvolver habilidades para nos diferenciar. Existem habilidades que são pouco estudadas mas todos profissionais deveriam desenvolver.

COMO SER MAIS CRIATIVO

OBRIGADO

Ana Carolina Andreis - Wanir Pereira - Eduardo Seeling Hommerding - Pedro Novaes - Augusto Andreis
Leonardo Lima - Camila Krauspenhar - Maurício Piber Fão - Fernando Ulrich - Gustavo Candemil - Lucas Eduardo Martins

& toda galera do Friends of Tomorrow - Tiago Mattos - Santiago Andreuzza - Gustavo Nogueira - Cícero Raupp (Baboo) - Carolina Corrêa da Silva - Paulo Bridi - Igor Oliveira - Guilherme Novak - Jajá Menegotto - Ícaro Raupp - Yago Cury - Jéssica Langanz

QUEM ESCREVEU

Everton Kayser - Webdesigner criativo, estudante de futurismo e criatividade. Utiliza suas habilidades webdesignerísticas para contar a melhor história e compartilhar conhecimento.

QUANTAS ESTRELINHAS MERECE ESSE CONTEÚDO?
Gente boa! Obrigado pelo seu feedback :D
PALAVRÃOMETRO

Este é o nosso medidor de feedback! Quanto mais infâme o palavrão, melhor será o feedback. 

Gostamos de opiniões sinceras e marcantes. 
Se você curtiu, fique a vontade para deixar o seu palavrão.

Curtiu? Compartilhe o futuro com outras pessoas.